Green Academy
Tipo: Concurso
Local: Bolonha, Itália
Ano: 2016
Equipe de projeto: Jéssica Mendes, Rafael Bastos, Taíssa Rodrigues, Leandro Martins
Status: Proposta
Através de concurso realizado pela Young Architects Competitions, a indústria italiana de reciclagem DISMECO buscou propostas para a criação do seu departamento didático, com um centro de formação de excelência para pessoas e empresas voltadas para a economia verde e o desenvolvimento sustentável, em uma antiga fábrica de papel nos arredores da cidade de Bolonha.
O extenso programa para a edificação abandonada de mais de 5.000 m2 prevê a criação da primeira escola do mundo voltada para a cultura da ecologia e da sustentabilidade, com o objetivo de se tornar um ponto de referência internacional para a investigação, a formação e as disciplinas sustentáveis. Uma escola, um centro educacional para crianças se divertirem e aprenderem, e ao mesmo tempo um ambiente favorável para a instalação de empresas e startups ecológicas.
Para a proposta, a distribuição dos espaços foi pensada de maneira que o trajeto de visitação do espaço se tornasse um verdadeiro percurso histórico. A estrutura torna-se por si só um relato da evolução científica e tecnológica voltada para a recuperação. Não só pelo simbolismo da reciclagem, representado no ato de reabilitar o edifício abandonado, como também pela experiência didática que ele proporciona.
Através de uma arquitetura experimental e cíclica, as atividades que acontecem e se desenvolvem em cada andar contam uma história, e uma cronologia se forma verticalmente no complexo. Os ambientes se organizam de forma a levar o visitante do passado ao pressuposto futuro, e da mesma forma, vai gradativamente do caráter mais público ao de acesso mais restrito.