Green Academy

 

Tipo: Concurso

Local: Bolonha, Itália

Ano: 2016

Equipe de projeto: Jéssica Mendes, Rafael Bastos, Taíssa Rodrigues, Leandro Martins

Status: Proposta

Fachada Principal - concurso Green Academy
Fábrica de papel Marzabotto

Através de concurso realizado pela Young Architects Competitions, a indústria italiana de reciclagem DISMECO buscou propostas para a criação do seu departamento didático, com um centro de formação de excelência para pessoas e empresas voltadas para a economia verde e o desenvolvimento sustentável, em uma antiga fábrica de papel nos arredores da cidade de Bolonha.

O extenso programa para a edificação abandonada de mais de 5.000 m2 prevê a criação da primeira escola do mundo voltada para a cultura da ecologia e da sustentabilidade, com o objetivo de se tornar um ponto de referência internacional para a investigação, a formação e as disciplinas sustentáveis. Uma escola, um centro educacional para crianças se divertirem e aprenderem, e ao mesmo tempo um ambiente favorável para a instalação de empresas e startups ecológicas.

Para a proposta, a distribuição dos espaços foi pensada de maneira que o trajeto de visitação do espaço se tornasse um verdadeiro percurso histórico. A estrutura torna-se por si só um relato da evolução científica e tecnológica voltada para a recuperação. Não só pelo simbolismo da reciclagem, representado no ato de reabilitar o edifício abandonado, como também pela experiência didática que ele proporciona. 

Através de uma arquitetura experimental e cíclica, as atividades que acontecem e se desenvolvem em cada andar contam uma história, e uma cronologia se forma verticalmente no complexo. Os ambientes se organizam de forma a levar o visitante do passado ao pressuposto futuro, e da mesma forma, vai gradativamente do caráter mais público ao de acesso mais restrito.

Proposta para o terraço - concurso Green Academy
Perspectiva ilustrativa da fachada dos fundos - concurso Green Academy
Esquema gráfico da fábrica Marzabotto
Perspectiva explodida - concurso Green Academy

copyright © 2016-2020 studio21 arquitetura

logo studio21
  • Facebook - studio21.arq
  • Instagram - studio21.arq