Escola Barra
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Tipo: Concorrência privada
Local: Rio de Janeiro, RJ
Ano: 2017
Equipe de projeto: Leandro Martins, Taíssa Rodrigues, Rafael Bastos
Em parceria com Quorum Rio - Consultoria e Projetos
Status: Proposta - 2º lugar
Em parceria com a Quorum Rio, o studio21 participou da concorrência para projetar, na Barra da Tijuca, a filial de uma importante escola hoje presente na zona sul do Rio. A proposta desenvolvida pela equipe, após acirrada competição com escritórios do Rio e de São Paulo, foi a segunda colocada.
O projeto deveria aproveitar ao máximo as estruturas existentes no terreno escolhido pelo grupo educacional controlador da escola, onde anteriormente funcionou o campus de uma universidade: um comprido bloco retangular de dois pavimentos, com telhado em estrutura metálica, e um bloco anexo menor, com dois pavimentos e cobertura. Além disso, havia a possibilidade de anexação de um trecho de terreno adjacente, que poderia ser aproveitado para atender o programa proposto.
O principal partido adotado na proposta foi a quebra da linearidade do bloco principal, com a criação de um grande átrio com pé direito duplo, gerando permeabilidade física e visual na edificação. Nesse átrio, foi projetada uma grande escadaria-arquibancada, que além de funcionar como o principal articulador dos fluxos de alunos, professores e visitantes, agrega também boa parte do programa da biblioteca da escola, num conceito aberto e convidativo. O átrio é favorecido pela iluminação natural vinda do lanternim no telhado, e expõe as tesouras metálicas originais da edificação.
As circulações foram dispostas nas extremidades, ao longo de toda a edificação, criando corredores com iluminação natural e sem necessidade de climatização. As salas, localizadas ao longo do miolo do edifício, tem o maquinário do seu sistema de ar condicionado dentro do telhado, o que permite, através de um sistema de venezianas nos corredores e no lanternim, a circulação do vento e a dissipação do ar quente.
As fachadas mais extensas do bloco principal, dispostas na orientação leste-oeste, por receberem intensa insolação, ganharam um modelo exclusivo de brise em painéis metálicos perfurados. Os módulos do brise foram dispostos de maneira a proteger especificamente áreas mais sensíveis, como salas de aula, e permitir uma maior entrada da luminosidade em outros pontos, como no átrio, criando uma composição de cheios e vazios com ritmo variado. Parte dos módulos também recebeu jardineiras, de forma que a vegetação se integrasse com a estrutura.
Um sistema de reaproveitamento de águas fornece a irrigação da vegetação do brise, dos jardins e telhados verdes, além de reuso em banheiros e outras finalidades. A orientação leste-oeste do bloco principal também permite a instalação de painéis fotovoltaicos com alto índice de aproveitamento da luz solar.
A distribuição das salas por todo o complexo seguiu uma lógica de sequência dos segmentos e de intensidade de uso dos espaços comuns. O ensino infantil ocupa o térreo do bloco anexo, com acesso individualizado e áreas de convívio e recreação exclusivas para os alunos menores. A seguir, o ensino fundamental I ocupa parte do térreo do bloco principal, dividindo espaço com o grande átrio, refeitório, auditório, salas de música, robótica e o setor administrativo. As séries mais avançadas do ensino fundamental I e todo o ensino fundamental II ocupam o 1º pavimento do bloco principal, juntamente com os laboratórios e salas de arte. O ensino médio tem seu espaço de salas de aula e laboratórios no 1º pavimento do bloco anexo, conectado ao principal por uma passarela; e tem sua área de recreação exclusiva no terraço deste edifício, com vista privilegiada de todo o campus.
No terreno adjacente, foi proposto um grande ginásio coberto, em estrutura metálica, com 3 quadras poliesportivas, 1 quadra para competições oficiais com arquibancadas, vestiários, salas de ballet, áreas para prática de artes marciais e yoga, além de quadras de vôlei de areia e pistas de atletismo na área externa ao redor do ginásio.
Ensino Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
Espaços de uso coletivo